Linhas de
pesquisa
PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICOS, SOCIOPSICOGÊNESE, MIMESIS E CIRCULAÇÕES
Aborda e reflete sobre processos sócio-históricos nas escalas macro e microssociais, abrangendo, para isso, os planos epistemológico, epistêmico, teórico e metodológico.
Mediante estudos de trajetórias de vida de pessoas e coisas, seja por meio de sociobiografias e/ou de outros instrumentos analíticos, examina dinâmicas sociopsicogenéticas de agenciamentos cultural-artísticos.
Assim, verificam-se as mútuas interdependências entre individualização, padrões de subjetivação e de aprendizados no delineamento de funções mentais e modulação de afetos, mas na contrapartida da formação e transformação das estruturas de arranjos sistêmicos sociotécnicos, de permanência seja alongada ou breve.
Pesquisa as correlações entre criação, preservação e/ou alteração dos formatos e composições expressivas de bens simbólicos à luz das vicissitudes dos quadros sociais de memórias com os seus distintos suportes institucionais.
Discute e reflete sobre a circulação cultural e do conhecimento, considerando os empréstimos, as transferências e as recepções cruzadas entre diferentes matrizes sociossimbólicas, saberes, técnicas, ideários, instituições, formatos, mídias e posições de autoria.